O que é Mapa de Empatia

Veja um passo a passo de como utilizá-lo para encontrar o perfil do seu cliente.

O Mapa de Empatia é uma ferramenta visual, que foi desenvolvida pela XPLANE, para descrever o perfil de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. O Mapa de Empatia permite que você estruture uma descrição coerente e que seja fácil de compartilhar com outras pessoas.

Normalmente, você constrói um Mapa de Empatia quando precisa documentar ou montar uma hipótese de perfil de cliente. Esse perfil pode ser utilizado para melhorar campanhas de marketing, aprimorar produtos ou auxiliar em outras decisões sobre o negócio.

O Mapa de Empatia pode ser feito em uma lousa, em um flip-chart ou em uma simples folha sulfite. Normalmente preenchemos um Mapa de Empatia com notas auto-adesivas, tipo post-it, mas você pode anotar diretamente nos quadrantes, se preferir.

O formato do Mapa de Empatia é o seguinte:

Exemplo: montando um Mapa de Empatia

Vamos passar pelas etapas de construção de um Mapa de Empatia, explicando cada uma delas. Para que seja um exemplo prático, real, vou montar uma hipótese para o perfil do leitor deste artigo – no caso, você. Como este é um exercício de imaginação e gira em torno de uma suposição, eu não preciso me preocupar em detalhar exaustivamente os quadrantes, mas se o objetivo fosse documentar um perfil conhecido, eu faria o oposto, colocaria a maior a quantidade de detalhes possíveis.

O primeiro passo é escolher um nome e uma idade para o perfil hipotético. Isso ajuda a dar uma noção demográfica do perfil e cria uma intimidade maior com o personagem, o que ajuda na criatividade durante os próximos passos. A partir daqui, devo passar preenchendo quadrante por quadrante com minhas hipóteses.

O que vê?

Eu tenho que tentar responder perguntas como:

  • Como é o mundo em que ele vive?
  • O que as pessoas que o rodeiam fazem?
  • Como são os amigos dele?
  • O que está em alta no cotidiano dele?

O que ele ouve?

Aqui, eu tenho que tentar responder perguntas como:

  • Que pessoas e ideais o influenciam?
  • O que as pessoas importantes de sua vida dizem?
  • Que atitude tem as marcas preferidas?
  • Quem são seus ídolos?

O que ele pensa e sente?

Nesse quadrante, eu tenho que tentar responder perguntas como:

  • Quais são algumas ideias importantes que ele pansa e não diz?
  • Como ele se sente em relação à vida?
  • Com o que anda preocupado ultimamente? Por quê?
  • Quais são alguns sonhos?

O que ele fala e faz?

Já nesse aqui, eu tenho que tentar responder perguntas como:

  • O que é comum de ele dizer?
  • Como ele costuma agir?
  • Quais são os hobbies?
  • Do que gosta de falar?

Quais são suas dores?

Para preencher esse quadrante, eu tenho que tentar responder perguntas como:

  • Do que tem medo?
  • O que o frustra?
  • O que tem atrapralhado ele?
  • O que ele gostaria de mudar em sua vida?

Quais são suas necessidade?

Por fim, nesse aqui, eu tenho que tentar responder perguntas como:

  • Que tipo de coisa ele precisa para se sentir melhor?
  • O que é sucesso? Onde ele quer chegar?
  • O que tem feito para ser feliz?
  • O que acabaria com suas dores?

Pronto. Dá uma olhada no Mapa de Empatia montado:

Agora já tenho uma ideia de quem possivelmente você é. Claro que nem tudo que está no quadro está certo, são apenas hipóteses. O ideal agora é testá-las, validá-las e ir corrigi-las conforme for necessário. Mas desde já esse perfil pode ser utilizado como premissa em campanhas de marketing, na construção de um pitch de venda, no planejamento de um MVP, etc.

E aí, se identificou?

Se você gostou do mapa da empatia e das dicas para montar seu mapa, não deixe de comentar abaixo. Também aproveite para conferir o conteúdo que já produzimos e fazer sugestões de pautas, temas e assuntos.

Grande abraço!

Marco Mendes

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