Marketing para Coaches – 4 etapas de um negócio que você precisa conhecer para ter sucesso – Parte 2

Villela da Matta, em sua série De Coach para Empreendedor, ressalta que, quando um coach passa a atuar profissionalmente por conta própria, ele também passa a ser um empreendedor, um empresário, e por esse motivo, precisa dominar habilidades de vendas e marketing para se destacar no mercado.

No post passado, falamos da importância do planejamento para potencializar a sua carreira; e para realizar um plano eficaz é necessário entender que todo empreendimento passa por diferentes etapas de seu ciclo de vida, as quais podemos classificar 4 da seguinte maneira:

1 – O início: Fase em que você desenvolve o seu plano de negócio, realiza intensa pesquisa de mercado, cria sua marca e define conceitos e estratégias para se lançar no mercado. Você já está confiante em atuar como coach e começa a atender seus primeiros clientes.

2 – Lançamento: Período em que você se lança no mercado. Muito coaches realizam diversas ações para fortalecer seu negócio, tais como grandes investimentos em marketing, seja por meio das redes sociais, assessoria de imprensa, etc.

3 – Maturidade: Seu negócio está consolidado e estável no mercado. Além disso, você se torna um profissional respeitado, e até um formador de opinião.

4 – Declínio: Fase em que seu negócio começa a entrar em queda por diversos fatores e até, possivelmente, pode encerrar suas atividades. Fato comum de acontecer quando um empresário não se mantém atualizado, estuda e acompanha as tendências e necessidades do mercado atuante.

Óbvio que todos esses períodos podem se alternar. No mercado, em geral, existem muitos empresários que encerram as atividades de seu negócio, e, após um período, acabam abrindo um empreendimento com atuações semelhantes ou totalmente distintas.

É importante entender esses ciclos para que você mantenha seu negócio em alta performance contínua, sempre monitorando suas ações, principalmente, na fase de maturação da sua empresa.

 

Se você gostou das 4 etapas de um negócio, não deixe de comentar abaixo. Também aproveite para conferir o conteúdo que já produzimos e fazer sugestões de pautas, temas e assuntos.

Grande abraço!

Marco Mendes

Conheça as redes sociais

Se você gostou, compartilhe.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.